economia

Sistema de energia elétrica será inaugurado na UFSM

Da redação

Foto: Arquivo Pessoal

A RGE inaugura, na próxima segunda-feira, um novo sistema de gerenciamento de energia elétrica na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O "Sistema Inovador de Gestão e Gerenciamento de Energia Elétrica da UFSM", que teve investimento de R$ 2,7 milhões por parte da RGE, é resultado da soma de dois projetos de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo CPFL: Smart Operation System (SOS) e Soluções Inovadoras de Eficiência Energética e Minigeração em Instituição Pública Federal de Ensino Superior: Uma Abordagem na UFSM.

Os recursos para esses projetos vieram, na maior parte, do projeto SOS, cujo objetivo foi o desenvolvimento de uma plataforma inteligente para gerenciar de forma ativa as redes de distribuição de energia da Universidade. Isso significa que a operação e o consumo será controlado através desse sistema, permitindo um consumo cada vez mais racional da energia e, por consequência, economia de recursos financeiros.

Licitação do cercamento eletrônico será lançada com 32 câmeras para vigiar veículos

Como parte da estrutura física da rede piloto, foram adquiridos pela RGE e implantados 60 telemedidores de energia, 4 religadores telecomandados, 2 bancos capacitores automáticos, 12 luminárias de LED com telecomunicação, além de reformas e adequações no laboratório do Instituto de Redes Inteligentes (INRI) da universidade.

A partir da entrada em operação de toda esta estrutura, o controle da energia elétrica no campus poderá ser feito através de uma inteligência computacional capaz, entre outras ações, de reconfigurar a rede de distribuição de energia caso haja alguma falha em determinado trecho do circuito.

SERVIÇO

  • O quê: cerimônia de inauguração
  • Data: segunda-feira, 13 de maio
  • Horário: 15h30 min
  • Local: Salão Imembuí, 2º andar, da reitoria da UFSM, Bairro Camobi

*Com informações da RGE

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Tecnologia local vai monitorar consumo de energia elétrica da UFSM Anterior

Tecnologia local vai monitorar consumo de energia elétrica da UFSM

Mais de 2 milhões de trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial Próximo

Mais de 2 milhões de trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial

Economia